Perguntas Frequentes

QUIÉNES SOMOS

1.- Qual foi o propósito de criar uma Fundação?

R: Atendendo ao pedido de Frei Ignácio para que os TOV fosse o encarregado da manutenção e preservação da casa e de seu legado espiritual, ainda mais, de transformá-la em um Centro Vital e vitalizador dos TOV no mundo, como um Centro de Irradiação da Espiritualidade sem que seja um museu, a Coordenação Internacional elegeu formar uma fundação porque é o marco legal que mais de presta a esses fins na legislação chilena.

2.-Frei Ignácio sabia que se faria uma Fundação em sua casa?

R: Desde muitos anos antes de seu falecimento consta que ele já falava com alguns Guias de criar uma Fundação e desde o ano de 2007 participou de várias reuniões, conversando sobre este tema com detalhes com advogados, mas não se apressava em concretizá-lo pelo complicado que é o tramite e o deixava em mãos da Coordenação Internacional vigente no momento em que ele estivesse na Casa do Pai.

3.- Quem elege a Diretoria da Fundação?

R; A Diretoria da Fundação é eleita pela Coordenação Internacional vigente a cada três anos.

4.- Como se administra a Fundação?

R: Administra-se através da Diretoria que terá a seu cargo a direção superior da Fundação em conformidade com seus Estatutos.

5.- Como se financia a Fundação?

R: Com o apoio da Coordenação Internacional TOV, com uma mínima porcentagem dos EED realizados em todas as Zonas que compõe os TOV, com doações, heranças, legados de pessoas civis ou jurídicas. Públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras de direito público ou privado, das Prefeituras, organismos estatais, fiscais, semi-fiscais ou de administração autônoma.

6.- Como os Guias TOV podem participar na Fundação?

R: Os Guias TOV podem comunicar-se com a Equipe da Fundação através do nosso e-mail, para dar ideias, tanto para as atividades como para a página web. Por exemplo, podem colaborar em tudo aquilo que lhes solicitar a Diretoria, dar ideias para a organização de atividades anuais da Fundação, propor novas atividades e ser parte de delas, em programar e dar palestras informativas sobre os TOV para o público, realizar Jornadas de Oração com temas de Evangelização, de espiritualidade TOV, etc. Igualmente, os que tenham disponibilidade podem ajudar a digitar documentos de arquivo, transcrever áudios, recopilar testemunhos sobre a vida e a obra de Frei Ignácio, reunir informações como publicações da imprensa sobre ele em seu país ou local onde vive e muito mais.

Também podem fazer uma doação mensal de acordo a suas possibilidades.

7.- Que diferença há entre a Fundação e os TOV?

R: Há uma diferença jurídica entre os TOV que são uma Associação Privada Internacional de Direito Pontifício com personalidade jurídica e a Fundação TOVPIL que é uma Fundação de Beneficência de Direito Privado sem fins lucrativos regida por normas do Livro Primeiro do Código Civil chileno.

É oportuno enfatizar que a Fundação nasce de TOV para os fins que foram explicados na resposta a pergunta nº. 1, quer dizer, convida através de seus Guias   a qualquer pessoa a participar da divulgação da mensagem e obra do Fundador dos TOV Frei Ignácio Larrañaga.

8.- Por que se reformou a casa onde vivia Frei Ignácio?

R: Em geral as construções devem se adequar aos tempos para os quais servem, assim a casa teve no passado várias transformações segundo a dos freis e agora se adéqua ao que vivemos hoje pelas seguintes razões:

Para concretizar o sonho de Frei Ignácio que sua casa possa ser um centro vital de TOV e não se transformar em um museu.

Para aceitar as sugestões do Conselho Pontifício para Leigos, entregue a Coordenação Internacional no final do ano 2013, de adequar a casa para o cuidado do patrimônio de Frei Ignácio e sua difusão.

Para dar solução a deterioração da casa que foi construída com materiais de madeira e tabiques muito leves e apresentava problemas de umidade, instalações sanitárias precárias, desníveis no piso, isoladores e elétricos.

9.- Como posso visitar a casa?

A casa pode ser visitada combinando sua visita com um e-mail dirigido a:

Andrea Mellado - fundaciontovpil1@gmail.com
María Isabel Peñafiel - fundaciontovpil2@gmail.com

Combinando a hora e o dia em que deseja vir de acordo com o seguinte horário de visitas: segunda a sexta-feira:
das 9h30 – 12h30 e das 14h30 – 16h30
Mais informações pelos telefones: 56-2 241690261 e 56-2 22458407

10.- Como posso fazer doações a Fundação?

Do lado direito superior desta página se encontra o botão Doar que indica como proceder para fazer chegar até nós sua doação.

Agradecemos sinceramente o desejo de enviar doações a Fundação.

Fazendo-as ajudarás para que possamos cumprir o sonho do Fundador de irradiar seu carisma.